FANTOCHES, PALITOCHES E MÁSCARAS CORONAVÍRUS- RECURSOS PARA EXPLICAÇÕES


Fantoche - com todos os moldes e sugestão de história para imprimir

Devido a situação atual em nosso país, resolvi criar estes recursos para auxiliar pais e professores a explicarem de forma lúdica e significativa para as crianças a importância e os cuidados que devemos tomar na prevenção do coronavírus.

A recomendação é que as crianças fiquem em casa. Não são férias, é um afastamento para amenizar a disseminação do vírus.

Outros materiais e atividades, como Circo, Água e Páscoa, estaremos postando, mas a prioridade do momento é outra.

OBS.: Não se esqueça de visitar nosso livrinho e atividades sobre este tema, em nosso Blog.

FANTOCHES

Para fazer os fantoches, utilizei caixas de leite e imprimi os moldes em papel com gramatura mais alta (mais durinho) ou papel fotográfico. Montei as malas, colei no eva e nas peças velcro para ir montando enquanto a história vai sendo contada. A figura do planeta foi plastificada, para ser pintado com caneta para quadro branco, demonstrando como a doença se espalha, depois, foi limpa e o planeta, já protegido, vestiu a máscara. A história é só um modelo, podendo ser alterada a medida que se conta.


COMO FAZER OS FANTOCHES



MOLDES













MODELO DE HISTÓRIA



PALITOCHES

Um modelo, mais simples que o anterior, mas também pode ser bem explorado. Com todas as peças plastificadas, expliquei como o vírus, em contato com as mãos, a contamina (pintando outros vírus com caneta para quadro branco na mão) e o álcool em gel ou água e sabão o elimina.

MOLDES




MÁSCARAS

As máscaras podem ser usadas para uma simples encenação, com o coronavírus, os sintomas e a prevenção, cada personagem expondo suas informações descritivas (ideal para os maiores apresentarem para os colegas)






Comentários

  1. Que lindo! Ameeei! Grata por compartilhar!😍

    ResponderExcluir
  2. Adorei o texto. Muito bom, aprendi como prevenir o vírus.

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde!
    Trabalho no Hospital das Clínicas de SP e estamos procurando material para trabalhar com as crianças internadas sobre a atual crise. Gostaria de saber se vocês nos autorizariam a usar o livrinho com os pacientes das enfermarias. Obrigada

    ResponderExcluir
  4. Muito bom, gostei muito...

    ResponderExcluir
  5. Muito bom, gostei...

    ResponderExcluir
  6. Bom dia! Gostamos muito deste material! Trabalho em uma multinacional e gostaríamos de entregar para os filhos dos nossos colaboradores junto com uma caixa de lápis de cor. Você liberaria o uso? Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  7. Eu gostei muito do fantoche do monstrinho do coronavírus, mas eu acho que na ilustração da explicação de como confeccionar, acho que está faltando terminar pois só as figuras de numeral 1 e 2 só fala da caixa,como fazer a colagem do monstrinho do coronavírus na caixa??????????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo08:52

      Entre em contato pela página materiais pedagógicos no Facebook que mando outras fotos, assim vai compreender melhor. facebook.com/materiaispdg

      Excluir
  8. Voy a traducirlos y usarlos con mis niños de infantil. Gracias

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde. Sou professora da Secretaria de Educação do DF. Queria saber se posso utilizar seu material como suporte para entrega de atividade de um curso que estamos realizando sobre produção de material didático.

    ResponderExcluir
  10. Excelente material! Obrigada pela generosidade em compartilhar! Deus abençoe!

    ResponderExcluir
  11. MATERIAL RIQUÍSSIMO! OBRIGRADA POR COMPARTILHAR GENTILMENTE!

    ResponderExcluir

Postar um comentário